Na
tarde da última quinta-feira, dia 1° de junho, aconteceu no colégio
Guilherme de Almeida, em Santa Izabel do Oeste, a primeira oficina de
poesia do Pibid de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul –
UFFS, campus Realeza, do ano de 2017. A oficina teve início às 13:30 e término às 16:15.
Os acadêmicos da UFFS: Gabriel Fischer, Gilberto
Gesser, Jéssica Rodoy, Nadiane Lotici e Ramunielly Bonatti, com o
acompanhamento da supervisora Profa. Marizete Baldin, realizaram uma
abordagem a respeito da obra do próprio Guilherme de Almeida,
contextualizando os participantes a respeito do autor que dá nome a
escola.
A participação dos alunos se deu de maneira voluntária. Estes foram convidados a participarem a partir de vinhetas produzidas pelos bolsistas e reproduzidas na rádio da escola no período de 3 semanas anteriores a oficina. A rádio da escola funciona geralmente no período do intervalo para o lanche, nos três períodos.
As atividades da oficina abrangeram a análise de poemas do autor Guilherme de Almeida, como “Flor do Asfalto” e Haikaiss como “Infância” e “Cigarra”, bem como poemas que iam de encontro com a temática da oficina: os alunos enquanto participantes ativos da sociedade.
Ao final da tarde, o poema “Retrato de uma princesa
desconhecida”, de Sohia de Mello, foi analisado em conjunto entre
os alunos, os bolsistas e a supervisora Marizete. De maneira oral, os
participantes foram apontando o que entenderam do poema e como ele
servia de exemplo para nós mesmos. O poema acabou por vir ao
encontro das discussões realizadas durante toda a tarde, onde os
alunos puderam perceber que o sentido de produção de um poema não
é a explanação do sentimento do poeta, mas sim o de despertar
aquele sentimento dentro do próprio leitor, trazendo determinados
assuntos para refletir sobre a sua própria existência.
Por
fim, os alunos foram convidados a continuarem participando das oficinas
que serão realizadas ao decorrer do ano e que objetiva a partir de
uma abordagem construtivista, produzir o conhecimento através dos
próprios sujeitos – nesse caso os alunos -, que continuarão sendo
estimulados a pensar e solucionar os problemas levantados pelos
poemas, onde poderão não só conhecer a literatura, mas também
esmiuçá-la.
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