segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Transposição literária: de contos gauchescos à HQs

Ao decorrer do segundo semestre de 2017, os Pibidianos do curso de licenciatura em Letras - Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, promoveram a oficina intitulada "Transposição literária: de contos gauchescos à HQs", com os alunos do 1º ano "A" do período integral do Colégio Estadual Guilherme de Almeida. A oficina ocorreu em cinco momentos e detinha como principal objetivo oportunizar o conhecimento sobre o autor regionalista João Simões Lopes Netos, e trabalhar com seus contos, para adiante, transpor em HQs.

- Em um primeiro momento, houve a apresentação da proposta para o desenvolvimento da oficina e a exposição do autor João Simões Lopes Netos e seus contos gauchescos, além da estrutura do conto.
- Dinâmica

- Na segunda etapa da oficina, foi trabalhado o conto "Trezentas Onças". A proposta consistia em uma análise da linguagem regional e compreensão textual. A todo momento, buscávamos instigar os alunos a dialogar sobre o conto,demonstrar suas opiniões e desenvolver suas habilidades críticas e reflexivas a respeito da leitura.

- Na terceira oficina, os contos "O mate do João Cardoso" e "Deve um queijo" foram analisados e discutidos entre os alunos e Pibidianos. Nessa oficina, percebemos o crescimento dos alunos quanto às opiniões e reflexões a respeito de significados possíveis que os contos poderiam suscitar.

- Na penúltima parte da oficina, com a intenção de promover a interação entre a escola e a universidade, os Pibidianos oportunizaram uma visita dos alunos para a UFFS, com a finalidade de produzir, a partir dos contos e análises trabalhadas na escola, a transposição dos contos gauchescos para HQS. 

- A última oficina foi realizada no colégio Guilherme de Almeida, a qual os alunos produziram a ilustração, que seria a capa, do livro de HQs produzidas, intitulado "Contos Gauchescos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário